Para marcar o Dia do Contabilista, o Sindicontábil Vale dos Sinos promoveu seu tradicional Café da Manhã, reunindo a classe para confraternizar e se atualizar sobre o atendimento prestado pela Receita Federal pós-pandemia. Em sua primeira atividade presencial, após o afastamento social provocado pela COVID 19, o sindicato recebeu os palestrantes Eduardo Godoy Correa, auditor-fiscal da Receita Federal e delegado da DRF de Novo Hamburgo, e Gesael Rodrigues, chefe do CAC/NHO.
O presidente da entidade, senhor Paulo Roque Luiz, fez a abertura do evento, destacando a satisfação do contato pessoal com os colegas e relembrou brevemente a história da data que celebra os profissionais da contabilidade. Eduardo Godoy Correa iniciou a exposição apresentando a linha do tempo dos atendimentos prestados pela Receita Federal ao longo dos anos. “A pandemia acelerou o processo de digitalização que iniciou no ano 2000, com a criação do Portal e-CAC”. Eduardo explicou que, nos últimos dois anos, os canais de atendimento que já estavam em desenvolvimento foram implementados para dar conta da demanda durante a pandemia e que muitos serviços que antes não estavam disponíveis no ambiente virtual passaram a ser acessados virtualmente. Outra mudança importante diz respeito à forma de acesso, que agora acontece exclusivamente pelo Portal Gov.br.
De forma detalhada, Gesael Rodrigues explicou o passo a passo para o acesso aos diferentes serviços da Receita Federal, respondendo perguntas e acolhendo sugestões dos participantes. Estiveram presentes no evento, Fernando Spiller, presidente da Fecontábil; Elaine Görgen Strehl, vice-presidente de registros do CRC/RS; Claudia Valquiria Barboza Bruck, delegada do CRC São Leopoldo; Eliziane Fogliatto, Conselheira do CRC/RS de São Leopoldo; Renê Engroff, presidente da OAB São Leopoldo; Claudio Garcez, presidente do Sindimetal; Mariana Cardoso, presidente da ACIST e Sérgio Gilberto Dienstmann, presidente CNPL.